Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Faça já sua pré-inscrição e garanta a sua vaga! CLIQUE AQUI!
A linguagem permeia todas as ações humanas como uma herança social, resultado das práticas em que o homem cria e recria sua forma de comunicação. A sociedade letrada e denominada “sociedade da informação” e “comunicação” dispõe de várias formas de inter-relação dos signos e dos significados. Assim a Pós-Graduação “Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura” busca contribuir para desenvolvimento de Práticas Pedagógicas contemporâneas, envolvendo as relações linguísticas, a psicogênese da leitura e da escrita e do ensino, contextualizada a partir dos recursos das tecnologias.

PROGRAMA DO CURSO

 

DISCIPLINA

C.H.

1

Metodologia de Pesquisa Científica

40 H

2

Introdução a Educação a Distância

40 H

3

Profissão Docente

40 H

4

Escola e Sociedade

40 H

5

Prática Textual em Língua Portuguesa

60 H

6

Nova Ortografia da Língua Portuguesa

60 H

7

Ensino de Língua Portuguesa

60 H

8

Fundamentos da Língua Portuguesa

60 H

9

Trabalho Conclusão de Curso

20 H

CARGA HORÁRIA TOTAL

420 H

* ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com o artigo 47, §2° da Lei 9.394, de 20/12/1996.

DOCENTES

O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional. Dentre eles podemos destacar:

Maria Auxiliadora Cavazotti
Pós-doutora na área de concentração: Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP.
Graduada em Pedagogia e Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Pesquisadora sobre a historicidade das práticas pedagógicas escolares e relações com as práticas sociais que as instituem.

Edméa Oliveira dos Santos
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Luciana Pereira da Silva
Doutora em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Especialista em Língua Portuguesa pela UEL.
Licenciada em Letras Anglo-portuguesas pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio.

Sérgio Nogueira
Graduado em Letras – Língua Portuguesa e Língua Espanhola – e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
É Mestre em Língua Portuguesa pela PUC do Rio de Janeiro.
Além de atuar na área docente como professor titular do Centro Universitário Carioca, Sérgio Nogueira tem publicações, como: “Língua Viva” (vol. I, II, III, IV e V) e “O Português do dia-a-dia”, ambos da Editora Rocco; “Língua Afiada”, publicado pelo jornal Extra; Coleções de fascículos “Língua Viva” e “Desafios da Língua Viva”, publicadas pelo Jornal do Brasil; Coleção “Português sem Complicação”, publicada pelos jornais Extra e Diário de São Paulo; e coleção “Soltando a Língua”, publicada pela Gold Editora.
Sérgio Nogueira é consultor em empresas e meios de comunicação, como por exemplo: Central Globo de Jornalismo; jornais O Globo, Extra e Expresso; canais GloboSat; portal de notícias G1 da, TV Globo (Rio de Janeiro e São Paulo); produtora Drei Marc; e do quadro “Soletrando” do programa Caldeirão do Huck.
Sérgio Nogueira é também instrutor de cursos de redação e atualização dos jornais O Globo, Extra, Expresso e Diário de S. Paulo; do Sistema Globo de Rádio (Rádio CBN do Rio de Janeiro e São Paulo); de escritórios de advocacia, além de ser consultor e instrutor de legendagem para os canais Globosat.

Veraluce Lima dos Santos
Doutora em Ciências da Educação pela UEVORA em Portugal (Universidade de Évora).
Mestre em Educação.
Licenciada em Letras pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão).
Professora de Língua Portuguesa e Prática de Ensino de Língua do Curso de Letras UFMA.
Coordenadora do Curso de Letras
Integra o Núcleo de Educação a Distância da UFMA, como coordenadora da Universidade Aberta do Brasil, um programa do MEC.

Ligia Regina Klein
Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).
Graduada em Letras Português/Francês peça Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas.

OBJETIVO

O curso de Pós-Graduação em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura destina-se a profissionais da área de Letras, Educação e áreas a fins que pretendem compreender o fenômeno linguístico, literário e suas implicações na sociedade contemporânea.

PÚBLICO ALVO

Graduados em Pedagogia, Letras e/ou Linguística, Direito, Secretariado Executivo, recém-formados, graduados do ensino com experiência na atividade docente de língua portuguesa que pretendam aprimorar e/ou reciclar sua forma de atuação em sala de aula

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS

AMPARO LEGAL: Os cursos são oferecidos pelo Instituto Cotemar em parceria com uma Instituição do Ensino Superior (IES) devidamente credenciada e regulamentada pelo MEC, sendo ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com o artigo 47, §2° da LDB nº 9.394, de 20/12/1996 e amparados legalmente através da Res. 01/2007/CNE/MEC, de 8 de junho de 2007.

MODALIDADE DE ENSINO:
Os estudos são realizados na modalidade semipresencial e não depende da formação de turma.
A metodologia desenvolvida à distância busca valorizar a experiência prévia do aluno, proporcionando estudo individualizado e flexível.

O QUE VOCÊ VAI ESTUDAR?
Os cursos de Pós-Graduação do Instituto Cotemar são compostos por dois Núcleos:

Núcleo Comum: é formado por disciplinas comuns a todos os cursos, tendo como objetivo harmonizar e equalizar o conhecimento geral dos alunos.
Núcleo Específico: é formado por disciplinas que são voltadas para a área do curso. Este núcleo foi montado de maneira especial, consultando a comunidade acadêmica e profissionais de destaque no mercado, os quais contribuíram na construção das ementas e o programa das disciplinas.

ATIVIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
As atividades avaliativas contarão com questões de múltipla escolha. Para aprovação em cada verificação de aprendizagem, o aluno deve atingir nota superior ou igual a 70%. A ênfase será dada à capacidade do (a) aluno (a), de aplicar os conhecimentos de forma interdisciplinar, sempre relacionando a teoria com a prática.

CONCLUSÃO DO CURSO:
Para a conclusão dos cursos, é preciso observar as seguintes obrigatoriedades:
1- Ter entregado toda a documentação exigida;
2-Ter no mínimo 8 meses de curso;
3-Ter aprovação em todas as disciplinas;
4-Ter aprovação no Artigo Científico;
5-Ter quitado todas as parcelas do curso.

Faça já sua pré-inscrição e garanta a sua vaga! CLIQUE AQUI!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s