Psicomotricidade
Faça já sua pré-inscrição e garanta a sua vaga! CLIQUE AQUI!

É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. (Sociedade Brasileira de Psicomotricidade)

A Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos.

A psicomotricidade pode também ser definida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade.

PROGRAMA DO CURSO

 

DISCIPLINA

C.H.

1

Metodologia de Pesquisa Científica

40 H

2

Introdução a Educação a Distância

40 H

3

Profissão Docente

40 H

4

Escola e Sociedade

40 H

5

Educação Psicomotora

60 H

6

Ludicidade e Psicomotricidade

60 H

7

Teorias da Aprendizagem

60 H

8

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização

60 H

9

Trabalho Conclusão de Curso

20 H

CARGA HORÁRIA TOTAL

420 H

* ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com o artigo 47, §2° da Lei 9.394, de 20/12/1996.

DOCENTES

O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional. Dentre eles podemos destacar:

Maria Auxiliadora Cavazotti
Pós-doutora na área de concentração: Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP.
Graduada em Pedagogia e Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Pesquisadora sobre a historicidade das práticas pedagógicas escolares e relações com as práticas sociais que as instituem.

Edméa Oliveira dos Santos
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Maria Auxiliadora Cavazotti
Pós-doutora na área de concentração: Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP.
Graduada em Pedagogia e Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Pesquisadora sobre a historicidade das práticas pedagógicas escolares e relações com as práticas sociais que as instituem.

Daniel Vieira Silva
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Educação Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Graduado em Pedagogia (UTP).

Daniel Vieira da Silva
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Parana (UFPR). Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Pararia (UTP), com especialização em Psicomotricidade Relacional pela Escola Internacional de Psicomotricidade Relacional Graduado em Pedagogia pela Universidade UTP e em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação Social (FCS) Casper libero.

Max Gunther Haetinger
Doutor em Informática na Educação pela Univerudade Federal do Rio Giande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Amencan World Univeznty. EUA Epecialista em Psicopedagogia pela Univeriidade Cândido Mende (Ucam) e também em Informática na Educação pela UFRGS. Graduado em Educação Física pela UFRGS. Diretor e Coordenador pedagógico do Instituto Criar desde 2003. Consultor pedagógico em projetos de inovação, educação e formação de redes colaborativas, da Universidade Sebrae de Negócios (Usen).

Valéria da Hora Bessa
Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Mestre em Psicologia Social pela UERJ.
Professora de cursos de Graduação e Pós-graduação da Universidade Estácio de Sá – RJ.

OBJETIVO

O curso visa formar profissionais aptos a atuar nas áreas de Educação e Saúde, desenvolvendo ações que priorizam a inter relação entre psiquismo e motricidade do desenvolvimento humano e a construir competências e habilidades de comunicação, aprendizagem e socialização do sujeito.

PÚBLICO ALVO

Profissionais graduados das áreas da Saúde e da Educação, em Psicologia, Pedagogia, Medicina, Biomedicina, Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Musicoterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Serviço Social e demais profissionais que percebam as interfaces entre seus campos de atuação.

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS

AMPARO LEGAL: Os cursos são oferecidos pelo Instituto Cotemar em parceria com uma Instituição do Ensino Superior (IES) devidamente credenciada e regulamentada pelo MEC, sendo ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com o artigo 47, §2° da LDB nº 9.394, de 20/12/1996 e amparados legalmente através da Res. 01/2007/CNE/MEC, de 8 de junho de 2007.

MODALIDADE DE ENSINO:
Os estudos são realizados na modalidade semipresencial e não depende da formação de turma.
A metodologia desenvolvida à distância busca valorizar a experiência prévia do aluno, proporcionando estudo individualizado e flexível.

O QUE VOCÊ VAI ESTUDAR?
Os cursos de Pós-Graduação do Instituto Cotemar são compostos por dois Núcleos:

Núcleo Comum: é formado por disciplinas comuns a todos os cursos, tendo como objetivo harmonizar e equalizar o conhecimento geral dos alunos.
Núcleo Específico: é formado por disciplinas que são voltadas para a área do curso. Este núcleo foi montado de maneira especial, consultando a comunidade acadêmica e profissionais de destaque no mercado, os quais contribuíram na construção das ementas e o programa das disciplinas.

ATIVIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
As atividades avaliativas contarão com questões de múltipla escolha. Para aprovação em cada verificação de aprendizagem, o aluno deve atingir nota superior ou igual a 70%. A ênfase será dada à capacidade do (a) aluno (a), de aplicar os conhecimentos de forma interdisciplinar, sempre relacionando a teoria com a prática.

CONCLUSÃO DO CURSO:
Para a conclusão dos cursos, é preciso observar as seguintes obrigatoriedades:
1- Ter entregado toda a documentação exigida;
2-Ter no mínimo 8 meses de curso;
3-Ter aprovação em todas as disciplinas;
4-Ter aprovação no Artigo Científico;
5-Ter quitado todas as parcelas do curso.

 Faça já sua pré-inscrição e garanta a sua vaga! CLIQUE AQUI!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s