Psicopedagogia Clínica e Institucional
Faça já sua pré-inscrição e garanta a sua vaga! CLIQUE AQUI!

Psicopedagogia é o campo do saber que se constrói a partir de dois saberes e práticas: a pedagogia e a psicologia. O campo dessa mediação recebe também influências da psicanálise, da lingüística, da semiótica, da neuropsicologia, da psicofisiologia, da filosofia humanista-existencial e da medicina.

A psicopedagogia está intimamente ligada à psicologia educacional, da qual uma parte aplicada à prática[1]. Ela diferencia-se da psicologia escolar, também esta uma subdisciplina da psicologia educacional, sob três aspectos

PROGRAMA DO CURSO

 

DISCIPLINA

C.H.

1

Metodologia de Pesquisa Científica

40 H

2

Introdução a Educação a Distância

40 H

3

Profissão Docente

40 H

4

Escola e Sociedade

40 H

5

Introdução à Psicopedagogia

60 H

6

Teorias e Práticas da Psicopedagogica Institucional

60 H

7

Intervenção Psicopedagógica Clínica

60 H

8

Intervenção Psicopedagógica na Escola

60 H

9

Trabalho Conclusão de Curso

20 H

CARGA HORÁRIA TOTAL

420 H

* ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com o artigo 47, §2° da Lei 9.394, de 20/12/1996.

DOCENTES

O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional. Dentre eles podemos destacar:

Maria Auxiliadora Cavazotti
Pós-doutora na área de concentração: Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP.
Graduada em Pedagogia e Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Pesquisadora sobre a historicidade das práticas pedagógicas escolares e relações com as práticas sociais que as instituem.

Edméa Oliveira dos Santos
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Marcia Souto Maior Mourão Sá
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, códigos sociais, cultura escolar, currículo e cotidiano escolar.

Bertha de Borja Reis do Valle
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora titular da Faculdade de Filosofia Santa Doroteia.
Experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente em Formação de Professores, Políticas Públicas, Planejamento e Gestão da Educação.

Cristina Maria Carvalho Delou
Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Especialista em Educação e Graduada e Licenciada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
Tem experiência nas áreas de Educação e Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente em educação especial, altas habilidades/superdotação e educação inclusiva.

Eloiza da Silva Gomes de Oliveira
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Professora adjunta, coordenadora do Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana (LEAH) e do Curso de Pedagogia a distância da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Atua na área de Psicologia, com ênfase em Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.

Fernando César Ferreira Gouvêa
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC – Rio), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC – Rio), Especialista em Docência do ensino superior pela Faculdade São Judas Tadeu, Graduado em Pedagogia e Letras pela Faculdade São Judas Tadeu.
Possui vinte e cinco anos de experiência na área de Educação. Professor de cursos de Pedagogia e demais cursos na área de formação de professores.

Henriete C. Sousa e Mello
Mestre em Educação Especial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Educação Especial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, graduação em Pedagogia e Orientação Educacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Atua principalmente nos seguintes temas: Educação, Psicologia, Ensino.

Ida Beatriz Costa Velho Mazzillo
Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
Técnica em assuntos educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mário Lúcio de Lima Nogueira
Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio do Janeiro.
Especialista em Educação a Distância Psicopedagogo. Especialista em Docência do Ensino Superior Especialista em Orientação Pedagógica em Educação a Distância.
Conteudista e Coordenador de Disciplina do Curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
Conteudista de disciplinas do curso de Docência do Ensino Superior a distância da UCB/CEP.
Coordenador de Cursos de Capacitação e Pós-Graduação da Fundação Trompowsky.

Suely Pereira da Silva Rosa
Especialista em Supervisão Educacional e Educação, Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Educacional e Administração Escolar.
Professora de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa e Brasileira, autora de textos e livros sobre Educação.

Dayse Carla Gênero Serra
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ.
Especialista em Administração Escolar pela Universidade Castelo Branco- UCB.
Especialista em Psicopedagogia Diferencial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUCRio.
Especialista em Orientação Educacional pela Faculdade de Humanidades de Pedro II – FAHUPE.
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ.

Mari Angela Calderari Oliveira
Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Especialista em Psicologia Social pela PUCPR.
Especialista em Psicopedagogia pelo Centro de Especialização em Psicopedagogia de Curitiba (CEP – Curitiba).
Graduação em Psicologia pela PUCPR.
Diretora Adjunta do curso de Psicologia da PUCPR e responsável técnica pelo Núcleo de Prática em Psicologia da PUCPR.
Supervisora em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Professora de Graduação e Pós-Graduação da PUCPR.
Professora dos cursos de Psicopedagogia da Faculdade Bagozzi e da Faculdade Espírita.

OBJETIVO

O curso objetiva compreender e intervir na aprendizagem, buscando a formação do profissional que domine os conhecimentos relacionados aos fenômenos “ensino” e “aprendizagem”, e tenha, sobretudo, a sensibilidade para captar e considerar as relações que os sujeitos estabelecem com o seu meio de interação. Busca, também, subsidiar a prática de intervenção psicopedagógica, no processo de aprendizagem e suas dificuldades junto à criança, ao adolescente, ao jovem, ao adulto e ao idoso, em vários contextos: do atendimento clínico, da escola, da empresa e da saúde. Inova-se na metodologia de educação a distância, possibilitando, por meio de atividades variadas e interessantes, a interação constante entre os alunos e os professores, a articulação teoria e prática. Utilizam-se recursos tecnológicos atrativos, tais como: vídeos, animações, áudios, simulações e ilustrações que visam a consolidação e o enriquecimento da aprendizagem do futuro psicopedagogo.

PÚBLICO ALVO

Pessoas que possuem diploma de graduação ou superior de tecnologia. Profissionais da área de Educação, Saúde e Empresarial, entre outros profissionais que se interessem pelo processo de ensino e aprendizagem.

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS

AMPARO LEGAL: Os cursos são oferecidos pelo Instituto Cotemar em parceria com uma Instituição do Ensino Superior (IES) devidamente credenciada e regulamentada pelo MEC, sendo ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com o artigo 47, §2° da LDB nº 9.394, de 20/12/1996 e amparados legalmente através da Res. 01/2007/CNE/MEC, de 8 de junho de 2007.

MODALIDADE DE ENSINO:
Os estudos são realizados na modalidade semipresencial e não depende da formação de turma.
A metodologia desenvolvida à distância busca valorizar a experiência prévia do aluno, proporcionando estudo individualizado e flexível.

O QUE VOCÊ VAI ESTUDAR?
Os cursos de Pós-Graduação do Instituto Cotemar são compostos por dois Núcleos:

Núcleo Comum: é formado por disciplinas comuns a todos os cursos, tendo como objetivo harmonizar e equalizar o conhecimento geral dos alunos.
Núcleo Específico: é formado por disciplinas que são voltadas para a área do curso. Este núcleo foi montado de maneira especial, consultando a comunidade acadêmica e profissionais de destaque no mercado, os quais contribuíram na construção das ementas e o programa das disciplinas.

ATIVIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
As atividades avaliativas contarão com questões de múltipla escolha. Para aprovação em cada verificação de aprendizagem, o aluno deve atingir nota superior ou igual a 70%. A ênfase será dada à capacidade do (a) aluno (a), de aplicar os conhecimentos de forma interdisciplinar, sempre relacionando a teoria com a prática.

CONCLUSÃO DO CURSO:
Para a conclusão dos cursos, é preciso observar as seguintes obrigatoriedades:
1- Ter entregado toda a documentação exigida;
2-Ter no mínimo 8 meses de curso;
3-Ter aprovação em todas as disciplinas;
4-Ter aprovação no Artigo Científico;
5-Ter quitado todas as parcelas do curso.

Faça já sua pré-inscrição e garanta a sua vaga! CLIQUE AQUI!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s